Anúncios
O QUE É O FIES
Saiba como participar do FIES. O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado para auxiliar estudantes de baixa renda a investirem na sua educação universitária, permitindo que possam ingressar em uma universidade privada através do financiamento das parcelas do curso.
Anúncios
Para participar do programa, o solicitante precisa se enquadrar dentro de alguns critérios pré estabelecidos. O primeiro critério é referente ao desempenho do estudante, em qualquer edição do Enem a partir de 2010, que deve ter uma média de no mínimo 450 pontos e nota acima de zero. Além disso, o inscrito deverá possuir uma renda mensal bruta que não ultrapasse a quantidade de salários mínimos exigido por pessoa. Para ter acesso a renda bruta individual, deve ser somado toda a renda da família e o valor deve ser dividido pela quantidade de pessoas que moram na residência.
O NOVO FIES
Apesar do programa ser instituído em 2001, hoje os aspirantes a universitários já podem contar com o Novo FIES, programa instituído em dezembro de 2017 e que permite uma distribuição mais justa do auxílio, podendo proporcionar um benefício de até zerar os juros do financiamento – a depender de quem solicita. Para que isso se tornasse viável, foi estabelecida uma escala de financiamento que se baseia na renda familiar citada anteriormente. Dessa forma, o programa consegue ser mais sustentável, já que pode administrar os recursos com mais precisão e flexibilidade.
O novo programa de financiamento já conta, atualmente, com três modalidades diferentes, sendo que a primeira enquadra todos os que possuem a renda de até 03 salários mínimos. Para ter acesso ao benefício de juros zero, o solicitante precisa que sua renda familiar não ultrapasse 1.5 salários mínimos. Essas exigências variam de acordo com a modalidade em que ele será encaixado.
Anúncios
COMO INGRESSAR
A inscrição para o programa é feita pela internet através do site do Fies Seleção. Para se inscrever, o candidato deverá informar todos os dados solicitados no site. Em seguida ele deve escolher a graduação que deseja financiar, selecionando o curso, a instituição de ensino, o campus e o turno.
Caso o estudante seja selecionado pelo MEC, ele deverá primeiramente se cadastrar no sistema do SisFIES e, após isso, procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para que seja orientado aos critérios de comprovação de informações. Para a comprovação, ele deve demonstrar a renda de todos os membros que moram na mesma casa e apresentar os documentos de identificação pessoal, como RG, CPF e certificado de conclusão do ensino médio.
Após as confirmações, o estudante receberá um documento chamado DRI, que é o Documento de Regularidade de Inscrição. Em seguida, deve procurar uma agência da Caixa para que seja emitido o contrato.
PAGAMENTO DO FINANCIAMENTO
A inscrição no FIES é totalmente gratuita. O candidato não precisa pagar nada para se inscrever. Após concluir o curso, será contabilizado o prazo de um mês e, em seguida, caso o indivíduo possua renda, ele deve dar início ao pagamento do financiamento. O pagamento deverá ser mensal e não tem prazo máximo estipulado para a quitação, já que o pagamento do financiamento vai depender se o estudante consegue ou não pagar. O prazo estimado pelo Portal Fies é de que o financiamento seja quitado em um prazo de aproximadamente catorze anos.
Veja Também:
Caso o estudante acabe ficando sem emprego durante o período de pagamento, será disponibilizado um valor mensal mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies, para que seja possível dar continuidade ao pagamento. Já para os casos onde haja o falecimento ou invalidez de quem assumiu o financiamento, o saldo devedor será absorvido pelo seguro que o estudante contratou, desde que seja comprovado a incapacidade de pagamento.