Receita: massa de empanadas - Ziivoti

Receita: massa de empanadas

Anúncios

INGREDIENTES

Separe meio quilo da farinha de trigo de sua preferência

Anúncios

Reserve 10g de sal grosso ou sal fino – mas dê preferência ao sal grosso se for possível, só não deixe de fazer a receita caso não tenha ele em mãos

A gordura: para essa receita usaremos aproximadamente 115g de banha de porco ou uma gordura de sua preferência. Muita gente faz empanada colocando a quantidade de gordura no olho mesmo e é totalmente possível, afinal, algumas pessoas preferem a massa mais gordurosa e outras não. É adequado que você teste até chegar na quantidade de sua preferência, mas os 115g é uma ótima referência pra começar. A gordura também não precisa ser obrigatoriamente a banha de porco. Tradicionalmente fazem, em muitas regiões da América Latina, as empanadas utilizando a gordura de boi (conhecida lá como pella).

PREPARO

Comece o preparo aquecendo 3/4 de xícara de água até que ela fique bem quente. Essa água servirá inicialmente para dissolver o sal. Em seguida adicione a banha na água para que ela também derreta.

Anúncios

Peneire a farinha de trigo em uma tigela e em seguida faça, com as mãos, um furo no centro dela em um tamanho suficiente para acrescentar a água com o sal e a banha. Em seguida despeje a mistura na tigela com farinha, mas tome cuidado para que ela ainda esteja quente, senão a empanada não ficará com o resultado final igual ao que estamos propondo nesta receita.

Sove a massa até que ela fique totalmente lisa e macia. Você pode utilizar o auxílio de uma colher para isso, no começo, caso a mistura ainda esteja muito quente. Após a sova embrulhe a massa em um plástico para que ela descanse por umas três ou quatro horas – mas a preferência é deixar ela descansando até o dia seguinte. Dessa forma ela irá ficar menos elástica e mais fácil de ser trabalhada na hora de abrir os discos.

Após o descanso, abra a sua massa utilizando um rolo de macarrão – ou até mesmo um cilindro, sem problema algum – até ela ficar fina mas não tão fina a ponto de fazer com que ela rasgue facilmente na hora de fechar. O ideal é deixar ela com aproximadamente 3mm. Para a massa não grudar durante a abertura dela, você pode utilizar um pouco de farinha na bancada e na massa, assim como fazem com a massa de macarrão.

Após abrir toda a massa com o rolo ou cilindro, é o momento de cortar os discos utilizando ou algum cortador específico para isso – que não costuma ser caro e difícil de ser encontrado – ou até mesmo uma xícara. O tamanho ideal para o disco gira em torno de 12cm de diâmetro, mas você pode fazer as suas empanadas no tamanho que quiser. É possível empilhar esses discos um em cima do outro e guardar eles dentro da geladeira até o momento de rechear.



Você pode reutilizar as aparas que sobraram após o corte, mas vai notar que a massa dessas aparas, após ser misturada novamente, vai perder a facilidade de trabalhar que obtemos com o descanso, ficando elástica e menos macia. Para conseguir trabalhar com elas de forma adequada, você deve misturar e deixar descansando novamente por pelo menos uma hora e meia (menos tempo que antes por ter menos massa). Já as aparas que resultam dessa segunda abertura eu recomendo utilizar de outra forma: fazendo biscoitos assados ou até mesmo fritando elas.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp